7 ferramentas para criar pendrive bootável (baixe o kit com todas elas!)

Na hora de formatar o seu computador, uma das opções é fazer criar um pendrive bootável. Dentro dele vai o sistema operacional, mas não basta copiar o arquivo ISO pra dentro do pendrive sem antes prepará-lo para isso. Existem várias ferramentas que servem para copiar o arquivo ISO do Windows, Linux ou MacOS para o pendrive. Eu preparei um kit para você baixar todas elas de uma só vez.

Que ferramentas estão no kit?

  1. Rufus 3.13 (melhor versão) – O Rufus é uma das ferramentas mais usadas para criar pendrive bootável. A versão 3.13 é muito estável e não dá erros na hora de criar o pendrive!
  2. YUMI versão Legacy – Com ele você pode copiar um ou vários sistemas operacionais para o pendrive. Você pode misturar ISOs do Windows, Linux e qualquer outra ferramenta bootável. Cria somente pendrives em modo MBR. Atenção: não funciona para dar boot em modo UEFI!
  3. YUMI versão UEFI – Essa versão do YUMI serve especificamente para criar um pendrive bootável em modo de boot UEFI. Ele permite copiar somente um sistema operacional para o pendrive, e este pendrive só irá funcionar em um computador cuja BIOS esteja em modo de boot UEFI. Não serve para a ISO original do Windows 7.
  4. WinSetupFromUSB – Ferramenta perfeita para fazer um pendrive bootável do Windows XP, Windows 2000, mas também funciona com as ISO do Windows 7 e superior e distribuições Linux.
  5. Ventoy – O Ventoy é uma ferramenta moderna, que permite criar um pendrive para copiar ISOs em modo MBR ou UEFI (só pode escolher uma das duas, não sendo possível usar as duas opções ao mesmo tempo. Mas você pode ter dois pendrives com Ventoy, sendo um deles em modo MBR e outro em modo GPT). É só instalar o Ventoy no pendrive e depois copiar as ISO diretamente para o pendrive.
  6. Ventoy (ISO bootável) – Para criar um pendrive bootável a partir de um computador que não tem sistema operacional nenhum! Você irá precisar de dois pendrives: um deles receberá a ISO do Ventoy, e será usado para dar boot no Ventoy no computador. O outro pendrive será usado para receber a ISO do Windows, por exemplo.
  7. Ventoy (aplicativo para Android) – para criar pendrive ou cartão de memória bootável através do seu celular. Você precisa ter o adaptador de micro USB para USB, ou o adaptador de USB-C para USB, ou um cartão de memória que será formatado. Se usar cartão de memória, precisará do adaptador para de cartão de memória para USB. 
  8. TransMac – Software para gravar um arquivo .DMG (que contenha o MacOS) em um pendrive. Obviamente só serve para criar pendrive bootável com o MacOS, para você instalar em seu Mac ou em uma máquina virtual.

Kit de ferramentas para criar pendrive bootável

Clique aqui para obter o link de Download
R$ 1,99 (valor por tempo limitado)

  • Pague via PIX, PicPay (permite cartão de crédito), PagSeguro, PayPal (aceita pagamentos internacionais)
  • Liberação na  hora
  • Download de alta velocidade
  • Suporte via WhatsApp

Dúvidas rápidas que você pode ter:

  • Meu notebook é Positivo ou Multilaser desses moderninhos. Qual ferramenta devo usar?
    Resposta: Use o Rufus 3.13, mas provavelmente não poderá instalar o Windows 7. Você ainda pode recorrer ao Windows 10 Ultra Lite, que ocupa somente 6 GB após a instalação e suporta todos os programas.
  • Como saber se devo fazer o pendrive em modo MBR ou GPT (UEFI)?
    Isso vai depender do sistema operacional que você quer instalar, e do suporte que sua BIOS oferece. O Windows 7, por exemplo, deve ser instalado em modo MBR, então sua BIOS deve estar configurada no modo “LEGACY”. Se a BIOS for antiga (até 2010 aprox.), provavelmente não precisará mudar nada.
  • Como identificar o formato atual do meu HD para criar o pendrive corretamente e manter meus arquivos pessoais?
    Se você vai fazer uma instalação do Windows sobre o Windows atual, ou seja, mantendo seus arquivos, deve manter o formato em que seu HD está agora, ou poderá facilmente perder seus arquivos. Para saber o formato em que seu HD está:
    1. Abra uma janela qualquer no Windows e vá em Meu Computador ou Este Computador
    2. Clique com o botão direito sobre o Disco Local C e selecione Propriedades.
    3. Clique na aba Hardware e observe a lista. Você deve selecionar corretamente seu HD nesta lista, desconsiderando unidades de CD/DVD e também pendrives. Após localizar seu HD, dê dois cliques sobre ele.
    4. Na janela que abrir, clique em Volumes e depois Preencher. Uma nova janela igual à anterior irá abrir.
    5. Na nova janela que abrir, clique de novo em Volumes e de novo em Preencher. Desta vez, as informações serão preenchidas dentro da janela.
    6. Em Estilo de Partição, você verá o formato do HD:
      Se estiver como MBR, você deverá fazer um pendrive em modo MBR.
      Se estiver como GPT, você deverá fazer um pendrive em modo GPT.
  • Como mudar a BIOS para o modo MBR (Legacy)?
    1. Ligue seu computador e em seguida aperte Delete várias vezes, até entrar na BIOS. Dependendo da fabricante, o botão de acesso à BIOS pode ser F2 ou F7.
    2. Após entrar na BIOS, procure por “BOOT”. Nas opções de boot, procure por “SATA MODE” e mude a opção para “Legacy”.  Esta opção só irá aparecer em BIOS que suportam ambos os modos “Legacy” e “UEFI.” Ou seja, se sua BIOS for mais antiga, e só tiver suporte para boot em modo “Legacy”, você não encontrará essa opção, e deverá criar o pendrive em modo MBR.

Seu computador está lento?
Pode estar na hora de reinstalar o seu Windows! Baixe qualquer versão do Windows AQUI. Você também pode solicitar suporte remoto para a instalação que está fazendo ou até solicitar uma instalação do Windows por acesso remoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sérgio

Geralmente responde na hora

Olá! Em que posso ajudar?

O que precisa baixar hoje?
[]