Sempre houve uma maldição sobre a família Covenant que os matou a todos, seja com uma doença dolorosa ou os levou à loucura. No final do século XIX, o pai da atual geração de Covenants reabre sua antiga, mas abandonada mansão e, assim, descobre estranhas pedras em pé em uma ilha próxima. Possuído por essa descoberta, ele se trancou na biblioteca e queria descobrir o significado dessas pedras. Por curiosidade, em 1899, seus três filhos e duas filhas roubaram um livro sobre as pedras de sua biblioteca, foram até a ilha e conduziram um ritual sombrio e poderoso que marcou o início do fim. Durante os 20 anos seguintes, quase todos os membros da família enlouqueceram e se mataram ou morreram de outra coisa.
Agora é o ano de 1923 e o último membro da família, Jeremiah Covenant, está em seu leito de morte com câncer em seu corpo, mas ele não está sozinho em sua casa. Os espíritos de seus irmãos e irmãs assombram a casa, eventos estranhos acontecem e criaturas malignas passeiam pela mansão. Em uma tentativa final de não apenas acabar com a maldição da família, mas também de colocar seus companheiros ancestrais para descansar, ele chama Patrick Galloway. Patrick fazia parte de seu esquadrão na primeira grande guerra e, após uma batalha feroz contra criaturas que eles nunca tinham visto antes, ele se especializou em abolir tais poderes da Terra.
Você assume o controle de Patrick e anda como em qualquer outro jogo de tiro em primeira pessoa pelos vários locais do jogo, desde a própria mansão até outros locais terrestres até Oneiros e Outono eterno, que são outras planícies de existência. No caminho, você descobre os mistérios da família lendo livros e papéis espalhados pela mansão ou conversando com as poucas pessoas ainda vivas na ilha.
Ler também pode ajudá-lo a entender o que está acontecendo aqui, mas não ajudará você a sobreviver contra todas as criaturas estranhas que se escondem nas sombras e o atacam sem pedir. Também é impossível derrotar os espíritos ancestrais sem algum poder de fogo sério, então além do seu revólver confiável, você também encontrará várias outras armas durante o jogo, como coquetéis molotov, sua adorável espingarda ou uma arma congelante em forma de cabeça de dragão. Como você está lutando contra o paranormal, você também tem acesso a vários feitiços que permitem que você veja os inimigos antes que eles o vejam, reviva os mortos ou atire em Ectoplasma. Como você segura todas as suas armas na mão esquerda e lança seus feitiços com a mão direita, é possível usar ambos a qualquer momento.
Como o nome sugere, Clive Barker, o criador dos filmes Hellraiser, teve grande influência na criação de todo o jogo. Ele também escreveu a história de fundo.